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Atrativos da Primeira Fase

A nossa Planta Piloto, com capacidade para 1,2 milhões de toneladas por ano será atendida pela infra-estrutura logística existente, composta por:

• Ferrovia operada pela concessionária Transnordestina (antiga CFN), com capacidade instalada de movimentação condizente com a produção de nossa Planta Piloto.

• Porto de Suape – PE, que possui calado compatível para operação de navio do tipo Panamax, além de instalações que atendem satisfatoriamente o escoamento.

Ferrovia

Atualmente utilizamos um trecho de 350 km de ramal ferroviário. Por se tratar de uma concessão federal e por sermos usuários dependentes deste modal de transporte (seja pela falta de disponibilidade de outros modais, seja por não serem economicamente viáveis à nossa operação), optamos por explorar e operar esse modal mediante o pagamento de direito de passagem.

Contudo, entre os projetos do Plano de Aceleração de Crescimento do Governo Federal, encontra-se o de construção do novo ramal ferroviário da Transnordestina. Esse novo ramal já se encontra em construção e terá 1.300 km, ligando a região produtora de soja no Piauí e Tocantins, ao porto de Suape, passando pelo pólo produtor de gesso, em Pernambuco, o que constituirá uma rota logística alternativa para o escoamento de nossos produtos.

Porto

O Porto de Suape, por onde escoamos nossa produção atualmente, teve seu crescimento planejado ao longo dos últimos 30 anos. Possui como característica o fato de ser um porto organizado, ligado a uma Zona Industrial Portuária que é responsável pela sustentação de seu crescimento. É hoje um hub port e possui uma área de abrangência que alcança sete estados brasileiros: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí.

Suape é hoje o maior canteiro de obras do Brasil. Grandes empreendimentos estruturadores estão capitaneando o crescimento econômico regional e atraindo mais cargas para região. A partir 2007 as seguintes unidades e plantas se instalaram em Suape: Mossi e Ghessof, Estaleiro Atlântico Sul, Moinhos Bunge, Refinaria e Pólo Petro-Químico, Pátio de Importação e Montadora da GM e Transnordestina.

Estamos investindo neste segmento para atender a crescente demanda de cargas de graneis sólidos e de cargas em Suape. Recém adquirimos um guindaste portuário móvel. O equipamento (Liebherr 500G) é o de maior alcance e de maior capacidade de carga em operação nos portos da América do Sul.